Desvia o teu caminho do mal

Todos os dias nós vivemos tentações. Mas quando somos fiéis ao Senhor e aos nossos propósitos, conseguimos desviar do caminho do mal.

bemmal - Desvia o teu caminho do mal
Desvia o teu caminho do mal

Desvia o teu caminho do mal. Talvez essa seja a mensagem que você estava esperando ler hoje. Essa é a mensagem que nós temos hoje para você. Mas antes, vamos começar com uma contextualização. 

O nosso dia e a dia e atribuições muitas vezes nos carregam para um caminho que a gente não necessariamente gostaria ou acredita, não é mesmo? E entendemos que isso faz parte da vida. 

Afinal, a sociedade tem os seus próprios valores e eles muitas vezes se confundem com os nossos. Coisas acontecem e fogem do controle. Pessoas tentam nos convencer de uma ideia que é totalmente contra o que pensamos. Esses valores, no entanto, muitas vezes não só se confundem com os nossos – mas também com os valores cristãos. 

É como um trabalho tóxico ou um chefe que nos pede para fazer coisas que não fazem parte das nossas atribuições. Que não nos paga por essas atividades extra, que faz cobranças acerca deles como se aquelas fossem as nossas obrigações desde sempre. 

Um familiar que não respeita a nossa fé, que tira sarro do que acreditamos ou que vai contra todos os nossos argumentos. Ou um amigo que tenta nos desviar do caminho da graça, tentando a todo o momento nos afastar do que acreditamos, seja de maneira teórica ou prática. 

Em Salmos 1:1-6 aprendemos sobre como devemos aprender a selecionar nossas amizades. “Desvia o teu caminho do mal é o que Deus nos pede”. Vamos nos aprofundar nesse assunto? 

A relação entre as amizades e o caminho do mal 

Não estamos falando que as suas amizades não são boas. Mas muito pelo contrário. Há pessoas magníficas no mundo e queremos, exatamente, que você se aproxime delas.

Afinal, são mais de 7,7 bilhões de pessoas no mundo. É muita gente, não é mesmo? E pense que são pessoas de todas as nacionalidades, crenças, religiões. É claro que você não vai se aproximar apenas de pessoas que pensam 100% como você. E pensar de forma diferente em alguns aspectos é comum e até um tanto quanto esperado, ou então você não teria acesso a outras realidades do mundo. 

Mas é necessário saber selecionar as amizades para não acabar tomando o caminho do mal, mesmo que contra a sua vontade. Os motivos são diversos. 

Primeiramente, algo delicado. Mas que precisa ser mencionado aqui. 

Há pessoas que nos aproximam de nós apenas com o propósito de sugarem a nossa vida e energia. São pessoas que estão perdidas, desorientadas e que buscam em nós um conforto para a mediocridade em que se encontram. 

Sabe aquelas pessoas que você parece que sente que a energia do ambiente pesa quando elas chegam? Não, você não está enlouquecendo. Há realmente pessoas com essa aura e quando antes nós conseguirmos identificá-las, melhor é para a nossa vida. 

São pessoas que tentam nos desviar do caminho do Senhor. E pior: para cumprirmos com vontades que não dizem respeito a Ele. São pessoas que direta ou indiretamente tentam nos afastar da nossa fé, aproveitando da nossa bondade e boa energia para nos convencer de coisas que não são do bem. 

Vamos ver alguns exemplos? 

Um amigo que se aproxima apenas quando precisa de algo, mas que nunca quer saber como você está é um amigo que você deve estudar se deve manter em sua vida. 

Se você não sabe como identificar essa pessoa, é simples. Repare se aquele amigo vem falar com você quando ele está bem. Quando ele não precisa de nada. Mesmo nesse momento, essa pessoa te procura? Quer saber como você está? Se coloque à disposição para conversar, aconselhar ou sair com você? E ainda mais importante do que tudo: essa pessoa se coloca à disposição para te ajudar quando você é a pessoa que precisa de algo? 

O segundo exemplo é em relação a um amigo que tem uma atitude ainda pior – é aquele “amigo” que te suga. Que te convida para coisas que não condizem com a sua vida e com o propósito que você a leva. Amigos que te convidam para a tentação. Para o pecado. Que sem que você perceba te aproxima de um caminho maldoso. 

É aquele amigo que te chama para passar a noite na balada quando você deveria estar usando aquele tempo para estudar para um concurso público. É aquele amigo que chama você para a tentação. Que te desvia do caminho das coisas boas para tomar um rumo que não condiz com a sua vida e realidade. 

E é nesse momento que você deve aprender a dizer não para efetivamente conseguir desviar o teu caminho do mal. 

Desvia o teu caminho do mal 

Gostaríamos de começar já te estimulando a ter uma reflexão. Qual é o caminho que você que escolher? O caminho do bem ou o mal? 

O que você realmente quer para a sua vida? As pessoas que estão nela fazem sentido com o caminho que você quer tomar? Ou tentam te aproximar do perigo, do castigo, do pecado e do mal? 

Aos abençoados e abençoadas que andam com essa dúvida e chegaram até essa mensagem. Esse é um sinal que chegou a hora de se afastar dessas pessoas. Escutem só esse conselho:

Desvia o te caminho do mal, pois só assim você verá os planos de Deus acontecerem na tua vida.

Deus quer o nosso bem, é fato. Mas ele precisa de provas concretas de que você está no caminho dEle. De que você é fiel aos seus ensinamentos. De que você realmente está disposto a abrir mão das coisas que não são boas para Ele. De que você está disposto a abrir mão do pecado para viver uma vida de graças. 

Leia esse texto edificante para tua vida.

“BEM-AVENTURADO o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite.

Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará. Não são assim os ímpios; mas são como a moinha que o vento espalha.

Por isso os ímpios não subsistirão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos. Porque o SENHOR conhece o caminho dos justos; porém o caminho dos ímpios perecerá.”

Salmos 1:1-6 

Vamos ver um pequeno estudo sobre esses versículos tão importantes que nos orienta a selecionar nossas amizades e influências.

Estudo sobre: Desvia o Teu Caminho do Mal – Salmos 1:1-6 

“Antes tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite. Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará.”

Seguir os caminhos do Senhor é seguir um caminho de prosperidade, pessoas que seguem um caminho de pecados, cedo ou mais tarde cairão e mesmo que não colham o seu mal aqui na terra no julgamento do Senhor não escapará.

Não são assim os ímpios; mas são como a moinha que o vento espalha. Por isso os ímpios não subsistirão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos. Porque o SENHOR conhece o caminho dos justos; porém o caminho dos ímpios perecerá.” 

Ao analisarmos o que diz o Salmo fica claro, na última parte do capítulo 1, que o caminho dos ímpios é perecer. O ser humano é muito sensível ao pecado, isso é fato. Mas se nos enchermos do Espírito Santo do Senhor e procurarmos ser forte ante o pecado venceremos e seremos merecedores da vida eterna junto com Cristo Jesus.

Você acredita? Eu acredito. Diga AMÉM se você é merecedor do livramento dos pecados! 

Ao se afastar dos pecados uma vida de dignidade, amor e bênçãos se aproximarão de você. Afinal, nós somos aquilo que convivemos, somos aquilo que ouvimos, que lemos, que damos atenção. 

A partir do momento em que tiramos coisas ruins da nossa vida para decidir, integralmente, pelo caminho do Senhor. Esse caminho se abre para nós. E aí podemos colher todos os frutos de uma vida plena, próspera e completa ao lado dEle. 

O que você achou sobre esse tema trabalhado aqui no blog? Lembra-te que você é forte e capaz de afastar-se do mal. Começando por afastar as companhias que te apresentam a um lado da vida que simplesmente não é o seu.

Saiba como Ler e Entender a bíblia, e tenha uma maior intimidade com Deus. Clique aqui e conheça esse método.

Veja mais abençoadas mensagens para tua vida:

Siga-nos no Instagram e veja mais mensagens edificantes que vão te ajudar a segui o melhor caminho que é Jesus.

Jesus te ama muito.

Sou Missionário Fael Mendes e administro essa obra de evangelização Conhecimentos do Pai. Toda essa obra foi uma promessa de Deus e que vem chegando aos corações de milhares de pessoas tudo pela graça e misericórdia de Deus. Jesus te ama muito!

Deixe seu comentário: